Cuore...

Cuore Cardiologia Diagnóstica e Preventiva

Ecocardiograma

  • Home
  • Exames
  • Ecocardiograma

O que é ecocardiograma?

Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que permite obter imagens do coração em movimento. Com ele é possível avaliar a estrutura do músculo e valvas cardíacas, a capacidade de contração e bombeamento (função sistólica) , a capacidade de relaxamento (função diastólica), o fluxo de sangue pelas valvas cardíacas através do mapeamento de fluxo a cores. Nos últimos anos houve um grande avanço na tecnologia dos equipamentos com melhora da qualidade de imagens obtidas e incoorporação de novos recursos que posicionaram o ecocardiograma como um exame básico e imprescindível na avaliação cardiológica.

Há multiplas modalidades e aplicações do ecocardiograma. Desde a avaliação do feto durante a gestação (Ecocardiograma Fetal), Ecocardiograma transtorácico (Repouso), Ecocardiograma de estresse físico ou Farmacológico com ou sem contraste (microbolhas), Ecocardiograma transesofágico, Ecocardiograma 3D, Ecocardiograma com Strain (Speckle tracking). 

É um exame relativamente de baixo custo, boa resolutividade mas,  é "técnico"  e "equipamento" dependente , ou seja deve ser realizado por cardiologista com  residência médica em ecocardiografia utilizando equipamentos modernos. 

Quais são as modalidades de ecocardiograma?

  • Ecocardiograma transtorácico (adulto e pediátrico) : utilizado para avaliar a estrutura completa do coração, permite medir os diâmetros e volumes das câmaras cardíacas , a  espessura  e capacidade de contração e relaxamento do músculo cardíaco (miocárdio), avaliar o fluxo de sangue no interior do coração com detalhamento da função e competência das valvas, identificação de defeitos estruturais congênitos , de estruturas anormais no interior do coração como coágulos, tumores e sinais de infecção.
  • Ecocardiograma de estresse físico (cicloergômetro) com ou sem contraste:  através de esforço fisico desenvolvido na bicicleta horizontal , aumenta-se o trabalho do coração que eleva a frequência cardiaca e pressão arterial. Avaliando a forma e intensidade da contração das paredes musculares do coração é possível identificar problemas na circulação pois com a obstrução coronária ou dificuldade de fluxo sanguineo as paredes do coração não se contraem de forma uniforme. É um exame seguro, que substitui muito bem o teste de esforço da esteira (teste ergométrico), apresenta capacidade de detecção de isquemia miocardica semelhantes à cintilografia miocardica (sem exposição à radiação), confortável para maior parte dos pacientes. Para melhora da qualidade de imagem pode-se utilizar microbolhas injetadas na veia periferica ("contraste" específico para coração).
  • Ecocardiograma de estresse farmacológico com ou sem contraste:  a diferença para o ecocardiograma de estresse físico é que aqui o aumento de trabalho do coração é  proporcionado não pelo esforço físico e sim por medicação (dobutamina) que administrada de forma continua durante o exame  por bomba de infusão aumenta frequência cardíaca e a pressão arterial.  Avaliando a forma e intensidade da contração das paredes musculares do coração é possível identificar problemas na circulação pois com a obstrução coronária ou dificuldade de fluxo sanguineo as paredes do coração não se contraem de forma uniforme. É um exame seguro, que substitui muito bem o teste de esforço da esteira (teste ergométrico), apresenta capacidade de detecção de isquemia miocardica semelhantes à cintilografia miocardica (sem exposição à radiação).  Para melhora da qualidade de imagem pode-se utilizar microbolhas injetadas na veia periferica ("contraste" específico para coração).
  • Ecocardiograma transesofágico: é um exame que há necessidade de passar uma sonda de ultrassom flexível e maleável através da boca seguindo o caminho do alimento e posicionando-se no esôfago. O objetivo é detalhar melhor algumas extruturas cardíacas que pelo ecocardiograma transtorácico não é possível. Aplica-se este método geralmente na investigação de causas de AVC isquêmico (cardioembolico), na procura de trombos dentro das cavidades cardíacas, no detalhamento ou investigação de defeitos da parede atrial que permite anormal passagem de sangue entre  atrio esquerdo e atrio direito, avaliações de dilatações ou problemas na aorta. É um exame geralmente rápido, tolerável, realizado em mais de 90% das vezes sem necessidade de sedação, utilizando-se apenas anestesia da boca e orofaringe com spray anestésico. 
  • Ecocardiograma fetal: realizado através da parede abdominal da gestante  e dirigido ao coração do feto em gestação, permite avaliar o coração intra-útero. A identificação precoce de problemas cardíacos ainda intra-útero muda o prognóstico das cardiopatias congênitas pois  permite melhor programação do parto e do tratamento visando a maior segurança do recém nascido. 
  • Ecocardiograma transtorácico com Strain (Speckle Tracking) - softwares específicos nos equipamentos modernos permitem avaliar a capacidade de deformação do músculo cardíaco de forma mais precisa o que tem favorecido a identificação de anormalidades da função do miocárdio mais precocemente ganhando grande aplicação no monitoramento de cardiotoxidade da quimioterapia no tratamento do câncer o que pode poupar sequelas cardíacas mudando a linha do tratamento. Também utilizado na avaliação do sincronismo cardíaco indicando aqueles pacientes que pode melhorar a insuficiência cardíaca utilizando de marcapassos específicos (multissítio).