Cuore...

Cuore Cardiologia Diagnóstica e Preventiva

Holter de 24 horas

  • Home
  • Exames
  • Holter de 24 horas

O que é Holter de 24 horas?

 

O Eletrocardiograma de longa duração - Holter de 24 horas é um exame complementar que é utilizado para avaliar a presença de arritmias cardíacas (distúrbios do ritmo cardíaco) tanto para mais (taquiarritmias) como para menos (bradiarritmias), bem com irregularidades no ritmo (extrassístoles). Além disso pode colaborar na investigação de isquemia miocárdica - falta de oxigênio no músculo cardíaco (angina).  Este exame é indicado quando o paciente apresenta palpitações, tonturas, desmaios, dor no peito, ou mesmo quando nada sente e o médico percebe alterações durante o exame clínico. É mais útil quando os sintomas ou alterações acontecem numa frequência maior, diária preferencialmente.

Como é realizado o exame?
O exame consiste na instalação de alguns eletrodos no peito do paciente, os quais são ligados a um pequeno gravador que fica fixo na cintura (cinto) do paciente. O paciente permanece com o aparelho por 24 horas e executa todas as atividades normais do dia-a-dia, para que realmente a gravação reproduza o seu cotidiano. O paciente receberá um diário para anotações dos sintomas para posterior correspondência ao traçado eletrocardiográfico obtido.

O que o exame informa?
- Presença arritmias cardíacas (acelaração, alentecimento, pausas, irregularidades)
- O estado do sistema excito-condutor do coração (sistema elétrico)
- Presença de isquemia miocárdica (angina)
- Variabilidade da freqüência cardíaca nas 24 horas (importante para o prognóstico de algumas cardiopatias)

O que você precisa informar?
- Converse com o seu médico sobre os medicamentos em uso, pois alguns podem interferir com o exame (antiarrítmicos, beta-bloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio). Alguns podem ser suspensos temporariamente antes do exame, outros não, sempre a critério do seu médico assistente (que pediu o exame). Enquanto estiver com o gravador, anote com precisão os horários das atividades mais relevantes e principalmente dos sintomas que apresentar.

Posso trabalhar normalmente após o exame?
Sim, respeitando os cuidados com o aparelho.

Existem riscos para realizar o exame?
Não. É um exame completamente passivo. O máximo que pode ocorrer é uma reação (vermelhidão) na pele onde foi colado os eletrodos.

Quais são os cuidados com o aparelho?
Não se deve bater, molhar, sujar ou deixar cair o aparelho. Evite puxar os cabos eletrodos também.

Quais são os cuidados antes do exame?
- Trazer um cinto ou uma cinta é fundamental para segurar o aparelho
- Mulheres: se possível usar duas peças (com cinto), evitar o vestido. A blusa deve ter a manga bem folgada ou bem curta (ideal camiseta de malha)
- O aparelho impossibilitará o banho corporal até sua retirada
- Deve tomar banho imediatamente antes do exame